– 2 colheres de sopa de extrato de tomate– 1 xícara de caldo de carne– 1/2 xícara de vinho tinto seco (opcional)– 1 colher de chá de orégano seco– 1 colher de chá de manjericão seco– Sal e pimenta a gosto– Azeite de oliva para refogar
1. Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola picada e refogue até ficar macia e translúcida.2. Acrescente o alho picado e refogue por mais um minuto, até liberar seu aroma.
1. Adicione a carne moída à panela e cozinhe até que esteja completamente dourada, quebrando-a em pedaços menores com uma colher de pau.2. Uma vez que a carne esteja bem dourada, adicione a cenoura ralada e o aipo picado. Refogue por alguns minutos até que os vegetais estejam macios.
1. Despeje o vinho tinto na panela e deixe ferver, raspando o fundo para soltar os sabores caramelizados.2. Adicione os tomates pelados picados, o extrato de tomate, o caldo de carne, o orégano, o manjericão, o sal e a pimenta a gosto.
1. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 30 minutos, mexendo ocasionalmente, para que os sabores se desenvolvam.2. Enquanto o molho cozinha, prepare o espaguete de acordo com as instruções da embalagem, em uma panela separada com água fervente e sal.
1. Quando o espaguete estiver al dente, escorra bem e transfira para pratos de servir.2. Cubra o espaguete com o molho de bolonhesa quente e sirva imediatamente, acompanhado de queijo parmesão ralado, se desejar.
– Use carne moída de qualidade para obter um sabor mais rico e suculento.– Não tenha pressa ao cozinhar o molho de bolonhesa; deixe-o cozinhar em fogo baixo para que os sabores se misturem e se aprofundem.
– Se preferir um molho mais espesso, cozinhe por mais tempo até atingir a consistência desejada.– Adicione um toque de açúcar ao molho para equilibrar a acidez dos tomates, se necessário.
– Sirva o espaguete al dente para uma textura perfeita e evite que fique muito mole.– Guarde as sobras de molho de bolonhesa na geladeira por até três dias ou congele para uso posterior.